domingo, 26 de junho de 2011

O método: parte 2 - plano mental

Oi, pessoal!

Então, como eu estava explicando no post anterior...

Tudo começou de maneira espontânea, sem que eu soubesse efetivamente o que eu estava fazendo ou estivesse buscando informações nesse sentido e, à medida que eu fui me envolvendo mais com o processo, passei a ler livros, ver vídeos, etc. sobre o assunto.

Logo que decidi voltar a emagrecer, no começo do mês de maio deste ano, comecei a ver vídeos de meninas que emagreceram muito.  Os vídeos me incentivaram de tal maneira que eu não conseguia parar de assistir e me imaginar também magra, linda e feliz.  Eu ficava horas assistindo e me imaginando também vencedora.  Sempre que eu sentia fome ou vontade de comer alguma coisa gostosa, corria para o YouTube e aí, por mais incrível que isso possa parecer, a vontade de comer desaparecia...

Outro exemplo de reprogramação mental que aconteceu meio sem querer foi com o chocolate.  Quando eu decidi que não iria mais comer chocolates, sorvetes e doces por 30 dias, sabia que meu maior desafio seria ficar sem o chocolate.  Eu era uma chocólatra assumida e todos me viam assim.  Aí eu comecei meio que por brincadeira a associar o chocolate a imagens de coisas nojentas!  Em determinado momento, comecei a levar a sério essa associação.  Toda vez que eu pensava ou via chocolate, logo tratava de associar a estas imagens.  Até agora tem dado certo e eu não tenho sentido vontade de comer!

Então vamos lá, vou listar os principais pontos ligados à parte mental do meu programa:

1) Fazer associações.  Exemplo: a do chocolate.  Pretendo repetir a experiência em outros casos também.  Exemplo: quero associar salada a algo maravilhoso.  Quem sabe assim não passo a gostar?  Outra associação que também quero conseguir é a de que exercício físico é algo muito prazeroso.

2) Assistir a vídeos de casos de sucesso.  O objetivo é sempre ter em mente que eu também posso chegar lá.

3) Praticar a visualização.  Já me vejo magra no futuro.  Imagino-me vestindo manequim 38 o tempo todo.  Quando vou a lojas, vejo as peças que gosto e fico olhando para a peça de tamanho 38, sabendo que, em breve, poderei ter roupas com este manequim.   Um dia fui a uma loja com meu marido e ele me sugeriu: “Por que você não escolhe uma peça de roupa que gosta e compra no tamanho 38?”  Adorei a ideia e escolhi um shorts bege muito lindo.  Ele acabou me dando a peça de presente como um incentivo!  O shorts está pendurado no meu armário, junto com as peças de roupas que uso atualmente.  Ele me serve de inspiração.

4) Programa de recompensas.  Eu desenvolvi um programa de recompensas que inclui presentes a cada meta batida.  Posso falar sobre isso em mais detalhes num próximo post.

5) Planilhas.  Ah, como eu adoro as minhas planilhas! Risos...Quem me conhece sabe que eu sou um pouco paranoica com isso.  Tenho planilhas profissionais, financeiras e por que não planilhas também para o meu programa de emagrecimento?  Estou anotando absolutamente tudo que como todos os dias, o peso, percentual de gordura, IMC, etc, etc, etc. ..As planilhas estão sempre em constante aperfeiçoamento.  E sabe o que é melhor ?  Como eu assumo que sou digamos um pouco paranoica, maluca mesmo com essa história de planilhas, resolvi usar isso a meu favor...Explico:  se eu comer alguma coisa fora daquilo que eu considero correto para o meu programa, vou ter que anotar na planilha e, com certeza, terei que colocar numa cor diferente, com uma anotação especial, afinal, se é algo diferente do normal não pode ser categorizado da mesma maneira...Regras feitas por mim, claro!  A única vez que abusei desde que comecei a dieta foi no sábado passado.  Comi um lanche com batatas no Burger King....Tive que pintar as células de vermelho e elas ficaram ali quase gritando para mim que eu tinha cometido um pecado...contra mim mesma, por ter saído da dieta....e contra a minha planilha também que estava toda elegante e ficou diferente só por causa do meu deslize!  A essa altura vocês devem estar me achando bem louca...Tudo bem...Eu já me acostumei com essa reação quando o assunto são as minhas planilhas...Risos...Resumindo: eu não posso sujar, manchar as minhas planilhas!

6) Criar e ler frases de incentivo.  Escrevi diversas frases de incentivo para mim mesma e as leio frequentemente.   É uma forma de deixar sempre claro para os meus neurônios quem eu quero ser e onde quero chegar!

7) Forçar o meu comprometimento.  A criação deste blog é um exemplo disto.  Depois de escrever tanto sobre emagrecimento, método, fiz isso, faço aquilo, eu não me dou a opção de não conseguir emagrecer.  Essa opção não existe para mim!

8) Gerar energias positivas.  Muita gente costuma falar que emagrecer é difícil...Eu também costumava falar isso...Hoje não penso mais assim.  Emagrecer é um processo, que tem suas dificuldades, mas estou disposta a passar por todas elas da maneira mais fácil e leve possível.  Emagrecer, para mim, é tranquilo – apenas uma questão de opção, esforço e tempo!

9) Comemorar cada sucesso.  Cada 100g eliminadas devem ser comemoradas.  O importante é continuar sempre...Keep walking!

10) Desafiar o meu consumismo.  Essa é boa!  Risos...Eu me proibi de comprar roupas no meu tamanho atual.  Por enquanto, tenho muitas peças que vão ser úteis ainda durante algum tempo.  Terei que comprar algumas calças e camisas para trabalhar quando eliminar mais uns 10kg...Não vai dar para ajustar tanto... Eu só vou voltar a comprar como uma pessoa normal quando chegar ao meu objetivo final (50kg.).  Hoje vi uma camisa com um tom de rosa lindo e decidi comprar no manequim 40 (não tinha 38)...Experimentei e ela ficou toda apertada, com os botões abrindo...Vai ser uma boa referência para experimentar novamente daqui a uns 2 ou 3 meses...Mas acho que ela só vai vestir bem mesmo quando eu chegar nos 65kg. mais ou menos.

11) Repensar o programa constantemente.  Se numa semana o resultado não foi tão bom, não posso desanimar.  Sou obrigada a repensar o que fiz, corrigir, inventar algo novo, dar um jeito...Por isso...

12) NUNCA desanimar!  A última regrinha do meu programa.

Eu tenho fé que desta vez vou conseguir porque estou lidando com o emagrecimento de maneira totalmente diferente, muito mais mental, rígida e disciplinada.  Se você age sempre da mesma forma, obtém sempre os mesmos resultados.  Pela primeira vez estou fazendo algo efetivamente diferente e, por isso, acredito que obterei os resultados que desejo.

Muito obrigada por terem lido e espero que eu possa ter contribuído com algo útil para vocês!


Beijos,

1 comentários:

Marjorie disse...

Minha noite está rendendo com os teus posts... Estou cheia de post it e anotações já! =)
bjus