quarta-feira, 28 de março de 2012

Manequim Feminina Gorda sem Cabeça!



Ãh?  Que título é esse?  Será que a Iê pirou de vez?

Não, ainda não...

Explico: procurando na net por manequins para uma atividade relacionada ao trabalho do meu marido, encontrei esta pérola em uma loja que vende manequins.  Na verdade, encontrei a expressão “Manequim Feminina Gorda” em algumas lojas... Achei uma deselegância, para dizer o mínimo.

Quando vi o título “Manequim Feminina Gorda Sem Cabeça” me veio à mente a ideia de que poderia tratar-se de um personagem do Folclore brasileiro...Risos...Mula sem Cabeça, Saci-Pererê e agora a Manequim Feminina Gorda Sem Cabeça!  Só rindo mesmo...

Aí eu parei para pensar como as pessoas acima do peso, em especial os realmente obesos, são alvo de preconceito.  É um preconceito velado e, até certo ponto, aceito pela sociedade.  Já notaram como sempre são pontos de referência?

“Ali, ao lado daquele gordo.” 

“Quem é a fulana?  É aquela moça gordinha que trabalha não sei aonde.”

No trânsito: “Ô goooordo *$&X*&$*”
(Eu tentei colocar aquelas carinhas, para imitar alguém xingando, mas não consegui...Deu para entender né?)

Apesar de ter rido muito com isso porque, mesmo sendo gordinha (não gosto de gorda – acho muito pesado!), essa falta de educação não me afeta, achei interessante trazer este assunto para vocês para sugerir uma reflexão no sentido de lutarmos contra todo e qualquer preconceito.  De raça, religião, opção sexual, condição social, condição “corporal”, enfim, tudo que vemos acontecer no dia-a-dia e nem nos damos conta...Ou não queremos nos dar conta.

O preconceituoso só sente e age preconceituosamente porque acredita ser superior ao outro.  Lamentável!

E a melhor “arma” contra qualquer preconceito não é “pagar com a mesma moeda”, no clássico estilo “bateu, levou”.  Acredito que o sorriso, a colocação inteligente e serena podem fazer milagres, mesmo em pessoas altamente mal-educadas!

Como uma típica leonina, não gosto e não costumo levar desaforos para casa.  Apesar da minha tendência natural não combinar com o que eu disse acima, ainda acredito que a gentileza é sempre a melhor saída.  Eu luto muito para agir de acordo com o que acredito e não com os meus instintos.  Por isso, as convido a entrar comigo nesse desafio e combater o preconceito, com elegância e educação sempre.  Gentileza gera gentileza (em homenagem ao Profeta Gentileza! – cliquem no link para conhecê-lo melhor).

Agora um recadinho para o Sr. Lojista, que eu não vou falar qual é para não dar tráfego para o site de uma loja de uma pessoinha que ainda não aprendeu a respeitar e tratar bem as outras pessoas...Risos... Pensando bem, esta também é uma forma muito válida.  Se uma loja mostrar-se a preconceituosa de alguma forma, não compre seus produtos.  Sem gritos, sem armas, sem alarde.  Apenas ação!

Agora o recadinho... O Sr. bem que poderia classificar o seu manequim assim:

“Manequim Feminina para Pessoas Fofinhas” ...Risos...ou...

...numa versão um pouco mais comercial, apenas “Manequim Feminina G”.

Sonhar não custa nada, né?

Uma ótima quarta a todas e desculpem-me pela divagação.

Beijos,

13 comentários:

Anônimo disse... 1

Bom dia Iê vc tem toda razão e fora que ultimamente os tamanhos das roupas não batem com a etiqueta o G as vezes é M e assim vai

Bjks não somos gordas somos fofinhas

Bel Manjericão disse... 2

Realmente, entendi nada quando li o título, hahaha! Mas depois, sim.

Boa reflexão. O preconceito existe.
E não custava nada colocar um "Manequim Feminino G" ou um "Plus Size".

Bel Manjericão disse... 3

Ah, sim, concordo com o seu pensamento sobre gentileza. "Bateu levou" só piora.

Thais disse... 4

oiee, é infelizmente o precondeito ainda esta presente em varios setores de nossas vidas, a começar pelos programas de TV q tem aquelas magras e chapadas, aiaia quem me dera!
bjs tenha uma excelente quarta!

Marluce Silva disse... 5

Um absurdo mesmo esssas nomeclaturas preconceituosas. affff!!!!!!
Querida ameiseus recadinhos, estamos juntas viu?
A propósito amei o novo visual do seu blog, tb quero um lindo assim pra marcar meu recomeço e as novidades que estão por vir, com faz?
Bjs!!!
Marluce
www.novasluzesecores.blogspot.com

Joyce disse... 6

Olá, mocinha!Tudo bem? É, também acho ‘gorda’ muito pesado, não gosto não. Antigamente esses nomes me afetavam bastante. Prefiro G ou Plus Size, como a amiga falou aí em cima. Seria o mesmo que rotular uma pessoa: ‘aquela branca’, ‘aquela negra’, ‘aquela japonesa’, ‘aquela magra’, etc. Coisa chata e deselegante! Como eu não costumo a fazer isso, espero sempre que as pessoas não o façam. “Gentileza gera gentileza, não é mesmo? Adorei você ter abordado este assunto!Bjinhos e boa semana!;-)

Joice

Anônimo disse... 7

Acho que já engoli minha porcentagem de sapos na vida, Iê... sou gentil com quem merece. E na maioria das vezes, ácida com pessoas que me machucam. Não tenho mais um pingo de tolerância com gente ignorante e preconceituosa, por isso, exerço meu papel de cidadã, fazendo um pequeno ato: A denúncia! Não discuto, denuncio. Não discuto, processo. É o que EU posso fazer para o mundo ficar um pouquinho melhor... Beijos.

Marjorie disse... 8

Amiga, você é um anjo... Eu já te disse isso! ;)
Realmente o negócio e responder com gentileza. E fazendo a nossa parte já é um grande começo.
Beijocas

Joyce disse... 9

Ieda, eu tentei te linkar pelo Blog nos seguidores, mas não tah aparecendo...Se puder me ajudar depois. Bjos

Lilian disse... 10

Valeu pela visita Iê.
Sei bem o que é preconceito mesmo quando não tinha excesso de peso, muitas vezes por habito, as pessoa não pensam no mal que fazem.
Bjs

Cátia disse... 11

As pessoas tendem a ignorar q os outros têm sentimentos... É por isso que magoam e nem querem saber...
Estou a adorar o teu blog e a admirar a tua evolução! Parabéns e força na luta!! Beijo ;) (ja te estou a seguir)

Jack disse... 12

adoreiii seu blog
segue o meu?
bjusss e otimo fds

Joyce disse... 13

Oi, Ieda! Um abraço bem grandão e uma excelente semana para você também. Acho que agora consegui arrumar a lista de seguidores. Bjos